Renault "refrescou" o Clio

A quarta geração do Renault Clio recebe, ao fim de quatro anos, um ligeiro "lavar de cara" a que se juntam melhorias nos equipamentos e, sobretudo, uma versão Diesel mais potente, com o motor 1.5 dCi na sua variante de 110 cv. Este "restyling" do Clio, nas versões berlina ou Sport Tourer, é esperado em Setembro no mercado nacional.

Não deixa de ser impressionante como retoques tão pequenos podem fazer diferenças aparentemente tão grandes e, de facto, o Clio parece ter ganho um outro "élan". Bastou a aplicação de ópticas com novo desenho interior, com uma linha em C como nos modelos de gamas superiores, a que correspondeu o desaparecimento dos díodos que estavam incrustados na grelha para a imagem já melhorar. Nas versões mais equipadas, os faróis poderão ser "full LED".

Mas toda a frente ganhou um visual mais "adulto" graças ao pára-choques que inclui agora, por baixo, uma entrada de ar a toda a largura, com os faróis de nevoeiro bem nas pontas. Na traseira, também as ópticas têm um grafismo novo. A nível exterior há ainda a destacar novas jantes e três novas cores, azul Iron, vermelho Intense e cinzento Titanium.

A Renault promete, nas informações acerca da renovação do Clio, resolver uma das críticas mais frequentemente apontadas ao seu "best seller": a melhoria da qualidade dos materiais utilizados no interior. Essa é a grande alteração no interior, nomeadamente nos plásticos mas também nos bancos, onde tudo se mantém praticamente inalterado, excepção feita às formas das saídas de ar da ventilação. A lista de equipamentos será reforçada, nomeadamente a nível de sistemas de auxílios à condução, como sensores de estacionamento dianteiros ou um sistema de estacionamento automático.

A maior novidade aparece na lista das motorizações disponíveis, com o 1.5 dCi de 110 cv a fazer a estreia no Clio, associado a uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades. Outra novidade, embora menos interessante para o nosso mercado muito virado para o Diesel, é o motor 1.2 TCe a gasolina (com turbo) de 120 cv, com caixa manual de 6 velocidades ou, em opção, caixa automática também de 6 velocidades.

O Renault Clio continuará a contar com os motores 1.5 dCi de 75 e 90 cv, bem como o interessante 0.9 TCe de 90 cv. Como referimos no início, a sua chegada ao mercado nacional está prevista para Setembro, não se sabendo ainda se haverá algum ajustamento de preços, nem quais os valores das novas motorizações.

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